Ultimamente tenho navegado bastante pela internet. Algo que tem me assustado bastante é como a expressão “marketing digital” foi banalizada.
Vejo muitas pessoas que dizem “ensinar” o Marketing Digital e que transformam seus seguidores em especialistas com a venda de cursos do ramo, quando na verdade eles utilizam apenas de técnicas de afiliados.
Em tempo, não sou e nunca serei contra a venda de materiais (cursos, e-books, palestras etc..) pela internet. Vejo a internet como uma poderosa ferramenta que auxilia toda a sociedade em várias áreas, mas não posso concordar com “especialistas em Marketing Digital” apenas por terem concluído um cursou e/ou feito uma venda como afiliado.
Foi acompanhando alguns destes especialistas que decidi escrever esse texto para responder a pergunta: O que é Marketing Digital?
O que é Marketing?
Antes de tudo, vamos a definição de Marketing no dicionário:
“Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”
Note, marketing é entender as necessidades e os desejos do seu consumidor e desenvolver produtos ou serviços supram essas demandas.
E afinal o que é Marketing Digital?
Agora que definimos o que é Marketing, fica simples definir o que é Marketing Digital. É quando usamos a internet para aplicar as estratégias que definimos acima.
Vamos fazer um exercício.
Biblioteca é um espaço em que ficam armazenados livros para consulta, leitura etc..
Biblioteca Digital é um espaço na internet em que ficam armazenados livros para consulta, leitura etc..
Quando falamos do Marketing, a lógica é a mesma. Marketing Digital é utilizar a internet para aplicar as técnicas e estratégias do Marketing. Vamos a alguns exemplos:
- Um sistema de compra de ingressos pela internet;
- Agendamento de Consultas;
- Aplicativo para acompanhar a circulação dos ônibus;
- Pedir uma pizza pelo site da pizzaria;
- Um curso online
Em todos estes casos a internet foi utilizada para solucionar uma necessidade do cliente, ou seja, o Marketing Digital foi aplicado.
Claro que dei apenas alguns exemplos da aplicação ao cliente final. Existe também a aplicação dentro das empresas do Marketing Digital, vamos a alguns exemplos:
- SEO;
- Google Adwords;
- Facebook Ads;
- Gestão de Redes Socias;
- Copywriting;
- Programação;
- Pesquisa
Portanto quando usamos a internet para solucionar um problema dos nossos clientes, estamos aplicando o Marketing Digital.
Espero que eu tenha te ajudado com este texto.
Instagram: JCSRMarketing