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Analise SWOT. O que é? Qual sua importância?

Por julio 10/11/2019 2 Min De Leitura

Começamos tudo pelo planejamento, certo?

Aquela viagem de férias, a compra do carro novo, a nova casa…

Mas o que isso tem a ver com Marketing, Administração e negócios?

Como disse no inicio deste texto, começamos tudo pelo planejamento e uma ação importante na preparação de projetos, campanhas ou até novos projetos é a criação da Analise SWOT.

O que é Analise SWOT?

Você ja ouviu a frase: “Antes de decidir, liste os prós e os contras.”

Analise SWOT é uma forma de organizar essa ideia para a etapa de planejamento:

  • S – Strengths | Forças
  • W – Weaknesses | Fraquezas
  • O – Opportunities | Oportunidades
  • T – Threats | Ameaças

Uma observação interessante, quando falamos de Forças e Fraquezas devemos considerar o nosso ambiente interno. Ao falar de Oportunidades e Ameaças, consideramos o ambiente externo.

Analise Swot O Que É

 

Ou seja, é uma maneira mais assertiva de organizar os prós e contras de um projeto.

Vamos falar melhor de cada um.

Começando pelo ambiente interno.

Strengths | Forças

Aqui listamos os pontos positivos internos do nosso projeto, os motivos que o faria ser consumido pelo nosso público alvo.

Alguns exemplos:

  • Uma plataforma confiável;
  • O preço atrativo;
  • A qualidade;

Weaknesses | Fraquezas

É o oposto do item anterior, são os pontos negativos internos do nosso projeto.

Exemplos:

  • Problemas de infra estrutura;
  • Preço muito alto;
  • Defeitos;
  • Problemas logísticos.

 

Chegou a hora de falarmos sobre o ambiente externo e seus items:

Opportunities | Oportunidades

Podemos considerar como os pontos positivos que o ambiente externo propícia ao nosso projeto.

Exemplos:

  • Um grande evento ligado ao seu nicho
  • Alta e queda do dólar (Isso também pode ser considerado ameaça)
  • Tendência de mercado
  • Incentivos fiscais

Threats | Ameaças

Assim como no ambiente interno, esse é o oposto do que acabamos de listar, mas falando do ambiente externo.

Exemplos

  • Crescimento no número de concorrentes;
  • Alta e queda do dólar
  • Capacidade de infra estrutura dos seus clientes
  • Instabilidade politica
  • Crise econômica

Agora que passamos por todos os pontos de uma Analise SWOT, fica mais claro entender em que pontos devemos aprimorar nosso projeto, ou até mesmo se ele é viável.

Nem todas empresas fazem essa analise ao criar uma nova campanha ou produto. Por isso, ao realizá-la você já estará um passo a frente de seus concorrentes. E isso é um ponto de Força, certo?

 

Espero que eu tenha te ajudado com este conteúdo.

julio@jcrs.com.br

Instagram: JCSRMarketing

 

 

 

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