Começamos tudo pelo planejamento, certo?
Aquela viagem de férias, a compra do carro novo, a nova casa…
Mas o que isso tem a ver com Marketing, Administração e negócios?
Como disse no inicio deste texto, começamos tudo pelo planejamento e uma ação importante na preparação de projetos, campanhas ou até novos projetos é a criação da Analise SWOT.
O que é Analise SWOT?
Você ja ouviu a frase: “Antes de decidir, liste os prós e os contras.”
Analise SWOT é uma forma de organizar essa ideia para a etapa de planejamento:
- S – Strengths | Forças
- W – Weaknesses | Fraquezas
- O – Opportunities | Oportunidades
- T – Threats | Ameaças
Uma observação interessante, quando falamos de Forças e Fraquezas devemos considerar o nosso ambiente interno. Ao falar de Oportunidades e Ameaças, consideramos o ambiente externo.
Ou seja, é uma maneira mais assertiva de organizar os prós e contras de um projeto.
Vamos falar melhor de cada um.
Começando pelo ambiente interno.
Strengths | Forças
Aqui listamos os pontos positivos internos do nosso projeto, os motivos que o faria ser consumido pelo nosso público alvo.
Alguns exemplos:
- Uma plataforma confiável;
- O preço atrativo;
- A qualidade;
Weaknesses | Fraquezas
É o oposto do item anterior, são os pontos negativos internos do nosso projeto.
Exemplos:
- Problemas de infra estrutura;
- Preço muito alto;
- Defeitos;
- Problemas logísticos.
Chegou a hora de falarmos sobre o ambiente externo e seus items:
Opportunities | Oportunidades
Podemos considerar como os pontos positivos que o ambiente externo propícia ao nosso projeto.
Exemplos:
- Um grande evento ligado ao seu nicho
- Alta e queda do dólar (Isso também pode ser considerado ameaça)
- Tendência de mercado
- Incentivos fiscais
Threats | Ameaças
Assim como no ambiente interno, esse é o oposto do que acabamos de listar, mas falando do ambiente externo.
Exemplos
- Crescimento no número de concorrentes;
- Alta e queda do dólar
- Capacidade de infra estrutura dos seus clientes
- Instabilidade politica
- Crise econômica
Agora que passamos por todos os pontos de uma Analise SWOT, fica mais claro entender em que pontos devemos aprimorar nosso projeto, ou até mesmo se ele é viável.
Nem todas empresas fazem essa analise ao criar uma nova campanha ou produto. Por isso, ao realizá-la você já estará um passo a frente de seus concorrentes. E isso é um ponto de Força, certo?
Espero que eu tenha te ajudado com este conteúdo.
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