Estamos próximos da data mais aguardada do ano no quesito promoções, a Black Friday.
Nos Estados Unidos, o dia posterior a celebração de Ação de Graças já é bem conhecido pelas promoções e pelo início das compras de Natal.
Mas e aqui no Brasil?
Aqui a Black Friday de popularizou há pouco tempo e até hoje me incomodo com certas, digamos , “adaptações” que empresas brasileiras fazem e por isso decidi escrever este texto, te contar a história de verdade da Black Friday para te ajudar a fugir das fraudes.
Quem sabe assim termos um dia no Brasil uma Black Friday muito vantajosa tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Vamos lá?
Como surgiu a Black Friday Americana
Em meados dos anos 60 policiais da Filadélfia ficavam muito preocupados com a sexta-feira pós Ação de Graças (vale lembrar que o dia de Ação de Graças é sempre celebrado na última quinta-feira do mês de novembro), nesse dia o transito da região virava um caos.
O feriado prolongado somado aos jogos de futebol americano aumentavam muito a quantidade de carros na região e criou o apelido.
Mas o que era desespero para o policiais, era uma excelente oportunidade para os lojistas que se aproveitavam deste aumento de fluxo para criar promoções, atrair mais consumidores e aumentar suas vendas.
A data ganhou importância, tradição e é o que conhecemos hoje.
Mas e aqui no Brasil?
Com o crescimento do comércio digital no Brasil, 50 lojas online se reuniram para fazer a primeira Black Friday no Brasil em 2010.
O sucesso da ação foi grande desde então, ano após ano novos lojistas aderem a data e os recordes de vendas são batidos.
Mas aqui temos aquelas “adaptações” que motivaram este texto e comentarei agora.
Fraudes
A data cresceu, popularizou e infelizmente atingiu lojas desonestas. No auge das enganações da data, lojistas dobravam os preços dos produtos dias antes da data promocional para oferecer com 50% de desconto na Black Friday.
O famoso “Tudo pela metade do dobro”.
Foi difícil reverter essa má impressão causada, mas atualmente existem recursos de comparação de preços com histórico. Além disso o PROCON fica de olho em lojistas que tentam enganar seus consumidores na Black Friday.
Mau uso do termo
Te contei a história da Black Friday e como ela funciona nos Estados Unidos. Mas aqui o pessoal exagera no uso termo. Isso é algo que me incomoda muito, tira um pouco da credibilidade e acaba atrapalhando. E lojas de todos os tamanhos fazem isso, por exemplo:
- Black Friday de terça-feira;
- Black Friday em outros meses;
- Black November
São ações como essas que me incomodam e que tenho certeza que tiram um pouco da credibilidade da Black Friday Brasileira.
A data por aqui já pode ser considerada um sucesso e quando corrigirmos estas pequenas “adaptações” ela crescerá ainda mais.