Mais

O que é Marketing Digital?

Por julio 01/11/2019 2 Min De Leitura

Ultimamente tenho navegado bastante pela internet. Algo que tem me assustado bastante é como a expressão “marketing digital” foi banalizada.

Vejo muitas pessoas que dizem “ensinar” o Marketing Digital e que transformam seus seguidores em especialistas com a venda de cursos do ramo, quando na verdade eles utilizam apenas de técnicas de afiliados.

Em tempo, não sou e nunca serei contra a venda de materiais (cursos, e-books, palestras etc..) pela internet. Vejo a internet como uma poderosa ferramenta que auxilia toda a sociedade em várias áreas, mas não posso concordar com “especialistas em Marketing Digital” apenas por terem concluído um cursou e/ou feito uma venda como afiliado.

Foi acompanhando alguns destes especialistas que decidi escrever esse texto para responder a pergunta: O que é Marketing Digital?

O que é Marketing?

Antes de tudo, vamos a definição de Marketing no dicionário:

“Estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.”

Note, marketing é entender as necessidades e os desejos do seu consumidor e desenvolver produtos ou serviços supram essas demandas.

E afinal o que é Marketing Digital?

Agora que definimos o que é Marketing, fica simples definir o que é Marketing Digital. É quando usamos a internet para aplicar as estratégias que definimos acima.

Vamos fazer um exercício.

Biblioteca é um espaço em que ficam armazenados livros para consulta, leitura etc..

Biblioteca Digital é um espaço na internet em que ficam armazenados livros para consulta, leitura etc..

Quando falamos do Marketing, a lógica é a mesma. Marketing Digital é utilizar a internet para aplicar as técnicas e estratégias do Marketing. Vamos a alguns exemplos:

  • Um sistema de compra de ingressos pela internet;
  • Agendamento de Consultas;
  • Aplicativo para acompanhar a circulação dos ônibus;
  • Pedir uma pizza pelo site da pizzaria;
  • Um curso online

Em todos estes casos a internet foi utilizada para solucionar uma necessidade do cliente, ou seja, o Marketing Digital foi aplicado.

Claro que dei apenas alguns exemplos da aplicação ao cliente final. Existe também a aplicação dentro das empresas do Marketing Digital, vamos a alguns exemplos:

  • SEO;
  • Google Adwords;
  • Facebook Ads;
  • Gestão de Redes Socias;
  • Copywriting;
  • Programação;
  • Pesquisa

Portanto quando usamos a internet para solucionar um problema dos nossos clientes, estamos aplicando o Marketing Digital.

Espero que eu tenha te ajudado com este texto.

julio@jcrs.com.br

Instagram: JCSRMarketing

 

 

 

 

 

 

C
C