Muitas pessoas confundem os conceitos de preço e valor. Você sabe como diferenciar os dois? Te ajudarei.
Tenho certeza que você já passou por situações como essas:
- “Nossa, aquele produto esta caro.”
- “Que curso barato!”
- Caraca! A camiseta que era R$ 200,00 esta custando só R$ 99,00
Nestes três exemplos o valor do produto, do curso e da camiseta estão colocados a prova.
Opa, espera ai!
No exemplo da camiseta esta lá o preço, os R$ 99,00.
Exatamente. Preço é o que se pagará para obter o produto final, nesse caso os R$ 99,00.
Então por que isso é um exemplo de valor?
Valor é o sentimento que temos da importância daquilo que estamos lidando. Inconscientemente pensamos na qualidade, significado e nos resultados que teremos, depois colocamos um valor no produto final. E quando comparamos o valor ao seu preço temos a sensação de barato ou de caro.
PREÇO – O quanto se paga por algo. O total de de dinheiro que será trocado pela mercadoria.
VALOR – O sentimento de importância.
Quando o preço é maior que o valor. Sentimento de produto caro.
Quando o preço é menor que o valor. Sentimento de produto barato.
E o que o Marketing tem a ver com isso?
Sempre que apresentamos um produto ou serviço devemos deixar claro o seu valor ao público.
Mostrar toda a qualidade e resultados que ele entregará. Apenas após isso o preço é informado.
Assim evitamos um sentimento precoce de que aquilo que queremos vender é caro, prejudicando o ciclo de compras.
Existem técnicas para entregar da maneira correta. Mas isso é assunto para um outro post.
Espero que esse texto tenha sido valioso para você.
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